• Angelica Bugiato

Bacalhau Gratinado

Atualizado: Abr 5

Direto de Lisboa! :D

Esta receita é muito especial! Veio diretamente de Lisboa através de uma amiga que morou alguns anos por lá. É muito saborosa, pois o sabor adocicado da cebola contrasta com o sabor do bacalhau e fica maravilhosa! Nao deixe de fazer! Vamos a receita!

Ingredientes

1/2 kg de bacalhau dessalgado

1/2 kg de cebola picada em meia lua

05 colheres (sopa) de azeite

01 dente de alho picado

05 batatas médias

01 caixinha de creme de leite

01 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Sal a gosto

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Salsinha a gosto

Azeite a gosto para finalizar

Cozinhe o bacalhau dessalgado em água fervente por 3 minutos. Desligue o fogo, retire o bacalhau, deixe esfriar, depois desfie e reserve. Reserve também a água do cozimento do bacalhau para cozinhar as batatas.

Descasque as batatas, fatie em rodelas não muito finas e coloque para cozinhar na água de cozimento do bacalhau. Nao deixe cozinhar muito pois ainda vão ao forno. Retire do fogo e reserve.

Pique as cebolas em meias luas e refogue em 5 colheres (sopa) de azeite até que fiquem transparentes, mexendo sempre. Isto deve levar uns vinte minutos, para que as cebolas fiquem bem macias. Junte o alho, deixe refogar mais um pouco, adicione o bacalhau desfiado e refogue por mais 5 minutos, mexendo sempre. Se for preciso, acerte o sal, coloque a pimenta do reino, a salsinha, desligue o fogo e reserve.

Montagem do prato

Você pode montar em vasilhas individuais que possam ir ao forno ou num único refratário.

Regue o refratário com um pouco de azeite e comece as camadas com a batata e a última camada deve ser de bacalhau, devendo ser regada com mais azeite. Por cima de tudo, coloque o conteúdo da caixinha de creme de leite e por último o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pre aquecido a 200 graus até que fique gratinado. Fica uma delícia.

Bom apetite!

Serve 04 pessoas

192 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram ícone social