• Angelica Bugiato

Bolo de Nozes

Atualizado: 21 de Dez de 2019

Excelente receita para datas festivas, principalmente ceias de Natal e Ano Novo! É uma delícia e os recheios são maravilhosos. Vamos fazer?

Ingredientes

Para a massa

06 ovos

240 g de açúcar

04 colheres (sopa) de óleo vegetal

240 g de farinha de trigo

300 ml de água

01 colher (chá) de baunilha

01 colher (sopa) de fermento químico em pó

01 xícara (chá) de nozes

Modo de fazer

Colocar na batedeira os ovos inteiros e o açúcar. Bater até dar o ponto de letra ( mais ou menos uns doze minutos). Acrescentar a água, o óleo, a baunilha e bater mais um pouquinho. Desligar a batedeira, acrescentar a farinha de trigo e o fermento peneirados, e por último as nozes trituradas. Mexa levemente até ficar homogêneo. Levar ao forno pré aquecido a 180°, em uma assadeira redonda de 22 cm, untada e enfarinhada, por 40 minutos. Retirar do forno, desenformar enquanto morno e esperar esfriar.

Recheio de doce de leite com nozes

02 latas de leite condensado

01 xícara (chá) se nozes grosseiramente picadas

Modo de fazer

Colocar as 02 latas de leite condensado em panela de pressão, cobrir com água, fechar a panela e cozinhar por 30 minutos. Desligar a panela, Retirar a pressão e deixar as latas esfriarem e só abrir depois de completamente frias. Colocar num bowl o leite condensado cozido, que se transformou em doce de leite, juntar as nozes picadas e reservar.

Recheio de creme de confeiteiro

500 ml de leite

100 g de açúcar

04 gemas

50 g de amido de milho

02 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer

Numa panela, colocar o leite para aquecer. Num bowl, colocar as 4 gemas e o açúcar e bater bem até obter um creme esbranquiçado. Juntar o amido e bater um pouco mais. Juntar o creme no leite que está aquecendo e mexer bem com um fouet. Mexer bem para não empelotar. Quando ferver, desligar o fogo, adicionar a baunilha e mexer bem. Reservar

Cobertura do bolo ( marshimalow)

04 claras de ovo

01 1/2 xícara (chá) de açúcar

06 colheres (chá) de água

Modo de fazer

Na batedeira, bater as claras em neve. Em uma panela, colocar o açúcar, a água e fazer uma calda em ponto de bala mole. Assim que der o ponto, jogar na batedeira com as claras em neve e continuar batendo até esfriar. Reserve.

Montagem do bolo

Cortar o bolo em 03 camadas. Se quiser pode umidecer o bolo com a calda da sua preferência. Forre a forma que você assou o bolo com papel filme, para que você possa prensar o bolo. Coloque a primeira camada do bolo e por cima o recheio de doce de leite com nozes. A seguir coloque a segunda camada de bolo e o recheio de creme de confeiteiro por cima. Por último coloque a terceira camada de bolo e leve a geladeira para que firme bem e não fique torto.

Deixe na geladeira por pelo menos 03 horas. Retire da geladeira, coloque em um prato de bolo e cubra com o marshimelow. Se quiser um efeito de tostado ê só usar um maçarico culinario. Decore com algumas nozes e volte a geladeira.

Sirva gelado. Fica uma delícia!

Bom Apetite!

Serve de 10 a 12 pessoas

111 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram ícone social