• Angelica Bugiato

Panacota

Atualizado: 16 de Jun de 2018

Panacota é uma receita de origem italiana, muito fácil de ser preparada e se a apresentacão for caprichada, se torna muito sofisticada!





Ingredientes


500 ml de creme de leite fresco

1/2 xícara (chá) de leite integral

06 colheres (sopa) de açúcar

01 colher (sopa) de gelatina em pó sem sabor

02 colheres (sopa) de água para hidratar a gelatina

1 colher (chá) de essência de baunilha

Óleo pata untar as forminhas bem de leve, com pouquíssima quantidade porque pode alterar o sabor.

Você pode colocar em forminhas diversas, tipo para cupcake, petit gateau, ramequins e outras. Também pode colocar em taças ou copos de vidro que ficam com a apresentação mais sofisticada.


Modo de fazer

Num potinho coloque as 2 colheres de água e polvilhe a gelatina para que seja hidratada por 2 minutos. Numa panela, coloque o creme de leite, o leite e o açúcar. Leve ao fogo, sem deixar ferver, somente para dissolver o açúcar

Desligue o fogo, adicione a gelatina hidratada e mexa bem com um fouet para que a gelatina dissolva por completo no líquido quente. Por último adicione a baunilha e mexa bem.

Coloque nas forminha untadas levemente, e se for colocar em copos ou taças não precisa untar. Leve a geladeira por 06 horas.

Após as 6 horas, desenforme e coloque por cima sua calda preferida. Se estiver em taças, adicione a calda por cima, sem desenformar. O correto é desenformar na hora de servir. Para desenformar é só descolar as bordas com uma faquinha que desenformará com facilidade. Sirva sempre gelada, a panacota e a calda.

Abaixo vou passar a receitas das minhas duas caldas preferidas.


Calda de maracujá

03 maracujás

04 colheres (sopa) de açúcar

Retirar a poupa dos maracujás, colocar num bowl, adicione o açúcar e mexa bem para dissolver o açúcar e para que a calda fique lisinha. Se preferir, passe as polpas por uma peneira, separe as sementes e junte depois. Nao precisa levar ao fogo. Está pronta! Leve para gelar.


Calda de frutas vermelhas

100 g de framboesas

100 g de amoras

100 g de mirtilo

06 colheres (sopa) de açúcar

Leve ao fogo uma panela com as frutas vermelhas, o açúcar e mexa sempre até as frutas amolecerem e formarem uma calda. Se necessário junte um pouco de água e deixe apurar para ficar uma calda consistente. Desligue o fogo, deixe esfriar e leve a geladeira.

Abaixo a panacota servida com calda de frutas vermelhas. Uma delícia!





Esta receita rende de 6 a 7 forminhas de 100 ml.

A receita da panacota é básica. Você coloca a sua calda preferida e é só se deliciar! Tem que ser servida gelada.

Bom apetite!.


217 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram ícone social