Angelica Bugiato
Torta de Figo com Calda de Vinho
Receita ideal para as ceias de Natal e Ano Novo, é muito fácil de fazer, fica linda e deliciosa!
Ingredientes
Para a massa
150 g de farinha de trigo
100 g de manteiga sem sal gelada
50 g de açúcar
01 colher (chá) de essência de baunilha
01 colher (sopa) de água gelada
Modo de fazer
Picar a manteiga gelada em cubos, colocar num bowl e juntar a farinha de trigo. Com a ponta dos dedos ir mexendo sempre até formar uma farofa. Junte o açúcar, misture mais um pouco com a ponta dos dedos, junte a água gelada e a baunilha, amasse até formar uma bola (se precisar, coloque mais um pouquinho de água). Levar a geladeira para descansar por 20 minutos. Após o descanso, retire a massa da geladeira e forre uma forma de fundo removível, com 20 cm de diâmetro. Depois da forma forrada, fure a massa com um garfo e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus, por vinte minutos. Desligue o forno, retire a forma do forno e reserve.
Ingredientes para o creme de confeiteiro
500 ml de leite
100 g de açúcar
04 gemas
50 g de amido de milho
02 colheres (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer
Numa panela, colocar o leite para aquecer. Num bowl, colocar as 4 gemas e o açúcar e bater bem até obter um creme esbranquiçado. Juntar o amido e bater um pouco mais. Juntar o creme no leite que está aquecendo e mexer bem com um fouet. Mexer bem para não empelotar. Desligar o fogo, adicionar a baunilha e mexer bem. Espere amornar e coloque o creme sobre a torta. Leve para gelar
Calda de vinho
02 xícaras (cha) de vinho tinto
04 colheres (sopa) de açúcar
Modo de fazer
Levar ao fogo médio, uma panela com o vinho e o açúcar até formar uma calda grossa. Desligar o fogo e deixar esfriar. Levar a geladeira.
Decoração
08 figos frescos
Colocar os figos cortados em quatro sobre a torta gelada e jogar a calda de vinho gelada na hora de servir. Fica deliciosa! Bom Apetite!
Serve 06 pessoas