• Angelica Bugiato

Torta de Figo com Calda de Vinho

Receita ideal para as ceias de Natal e Ano Novo, é muito fácil de fazer, fica linda e deliciosa!





Ingredientes


Para a massa


150 g de farinha de trigo

100 g de manteiga sem sal gelada

50 g de açúcar

01 colher (chá) de essência de baunilha

01 colher (sopa) de água gelada


Modo de fazer


Picar a manteiga gelada em cubos, colocar num bowl e juntar a farinha de trigo. Com a ponta dos dedos ir mexendo sempre até formar uma farofa. Junte o açúcar, misture mais um pouco com a ponta dos dedos, junte a água gelada e a baunilha, amasse até formar uma bola (se precisar, coloque mais um pouquinho de água). Levar a geladeira para descansar por 20 minutos. Após o descanso, retire a massa da geladeira e forre uma forma de fundo removível, com 20 cm de diâmetro. Depois da forma forrada, fure a massa com um garfo e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus, por vinte minutos. Desligue o forno, retire a forma do forno e reserve.


Ingredientes para o creme de confeiteiro


500 ml de leite

100 g de açúcar

04 gemas

50 g de amido de milho

02 colheres (chá) de essência de baunilha


Modo de fazer


Numa panela, colocar o leite para aquecer. Num bowl, colocar as 4 gemas e o açúcar e bater bem até obter um creme esbranquiçado. Juntar o amido e bater um pouco mais. Juntar o creme no leite que está aquecendo e mexer bem com um fouet. Mexer bem para não empelotar. Desligar o fogo, adicionar a baunilha e mexer bem. Espere amornar e coloque o creme sobre a torta. Leve para gelar



Calda de vinho


02 xícaras (cha) de vinho tinto

04 colheres (sopa) de açúcar


Modo de fazer


Levar ao fogo médio, uma panela com o vinho e o açúcar até formar uma calda grossa. Desligar o fogo e deixar esfriar. Levar a geladeira.


Decoração


08 figos frescos



Colocar os figos cortados em quatro sobre a torta gelada e jogar a calda de vinho gelada na hora de servir. Fica deliciosa! Bom Apetite!


Serve 06 pessoas



99 visualizações

RECEBA AS NOVIDADES

  • Instagram ícone social